
Utilização de Moinhos
Moinho - uma inovação à humanidade
A invenção do moinho vem de longa data, pois a sua instalação foi destinada à fragmentação ou pulverização de materiais em bruto, no início da sua utilização era empregado mais a moagem de grãos de trigo ou de outros cereais, por meio de mós (pedras redondas). Seu surgimento representou uma grande inovação na história da humanidade.
A utilização do Moinho na Indústria
Moinhos industriais são equipamentos utilizados com a finalidade de moagem, porém, não é somente o setor alimentício que utiliza moinho para a granulação de sua matéria prima. Os moinhos industriais variam de tamanho e potência, podendo atender diversa demanda de produção com precisão da moagem desejada, moinhos mais robustos podem fazer até mesmo moagem de pedra. O moinho de pedra esfera é utilizado pela indústria química para a fabricação de tinta, é capaz de fragmentar elementos em diversas granulagens para atender a necessidade do usuário.
Dentre os vários tipos de moinho industrial, como moinho pedra, moinho faca e martelo, moinho para amendoim, moinho pino exemplificamos a funcionalidade do Moinho Coloidal que realiza a moagem e homogeneização de elementos, garante moagem fina devido à ação de alta rotação que causa o cisalhamento da matéria. É utilizado por setores como alimentício, químico e farmacêutico, podendo servir a diversas finalidades que demandem do processo de moagem.
A Nocelli oferece a orientação precisa para aquisição do moinho que melhor atende o seu negócio, pois para cada produto requer especificações técnicas adequadas, como a utilização de moinho coloidal pode ser mais adequada a determinado estado da matéria, considerando a homogeneização de pastas ou moagem de sólido, resistentes ou não a reações com determinados elementos e, outras variáveis as quais se deve atentar.